Escolha uma Página

Dia de Finados pelo Mundo

Conheça a diversidade de comemorações pelo mundo

 

dia de finados brasil

Dia de Finados no Brasil

Dia de Finados, ou Dia dos Mortos como muitos chamam é um feriado nacional aqui no Brasil e em diversas regiões do mundo. O feriado do dia de finados serve para que você lembre dos que faleceram, seus amigos, seus familiares e conhecidos. O Dia de Finados é comemorado pelos católicos por todo o mundo à muitos anos.

Neste ano o Dia de Finados será comemorado em um Domingo, dia 2 de Novembro.

Nos Estados Unidos eles comemoram uma data muito parecida o “Memorial Day”. Este dia é em homenagem aos homens e mulheres que morreram defendendo as forças armadas do país.

Segundo os dados do IBGE a cultura cristã toma mais ou menos 85% do povo brasileiro. Um fator que vem diminuindo as visitas a cemitérios é a cremação de ossada, ou cremação. Esta é realizado por crematórios Brasileiros a alguns anos e vem tomado bastante espaço no mercado funerário.

 

Dia de Finados

Homenagens no Brasil

Comemorado dia 2 de Novembro
No Brasil milhares de pessoas visitam os Cemitérios das suas cidades para homenagear os seus entes queridos. Normalmente, os Brasileiros vão até os cemitérios deixam suas homenagens, fazem a limpeza dos túmulos, deixam uma coroa de flores, acendem uma vela para o ente falecido e rezam uma oração de nossa senhora aparecida.

Porém o Dia de Finados não é comemorado apenas no Brasil, basicamente, é comemorado no mundo todo. Alguns países não comemoram esta data, principalmente países não católicos. Em alguns lugares do mundo este dia é chamado de “Dia dos Mortos” ou “Dia dos Fiéis Defuntos”.

No Brasil, o Dia de Finados é um dia de pensamentos e lembranças das pessoas queridas que já se foram.

 

Dia de Finados na Indonésia

Ma’nene comemorado Dia 23 de outubro

dia de finados indonésia

Dia de Finados na Indonesia por meio do ritual Ma’Nene

Na indonésia acontece uma comemoração que eles chamam de “Ma’nene”. Porém o festival é um tanto quanto estranho, eles vestem os falecidos mumificados com vários tipos de vestuários, roupas variadas.

Em alguns países do continente Asiático eles comemoram “Ching Ming”. Este se acemelha mais ao Dia de Finados normal onde as pessoas visitam os cemitérios de seus entes e ao final do Dia de Finados eles se juntam para fazerem um piquenique, isso dentro do Cemitério.

 
 

Dia de Finados na Coreia do Norte

Comemorado no 15º dia do 8º mês do Calendário Lunar
Lá as comemorações de Dia de Finados e Dia de Ação de Graças são comemorados na mesma época. Eles são celebrados durante o “Chuseok”.

Este “Chuseok” é para eles o maior feriado e também o mais importante. O povo Coreano agradece a seus entes que já morreram pela fartura que receberam durante o último ano e compartilham seus alimentos com os parentes mais próximos.

 

Dia de Finados no Japão

Comemorado no dia 15 de Agosto ou 15 de Julho em outras regiões
No Japão o Dia de Finados é comemorado em um festival que eles chamam de “Bom Odori”. Este festival acontece na metade do ano, de julho a agosto.

O povo vai para as rua antes da noite, um pouco depois do por do sol pois eles creem que os espíritos de seus entes falecidos só saem à noite. Lá eles dançam, brincam e celebram os seus antepassados.

 

Dia de Finados no México

Comemorado 31 de outubro a dia 2 de novembro
No país do México o Dia de Finados ganhou o nome de “Dia de Los Muertos”. Neste dia acontecem muitas festas, muito diferente do Brasil onde o dia é mais pesado e mais triste.

Os Mexicanos fazem caveirinhas de açucar, bebem, comem e dançam muito suas músicas típicas. Eles acreditam que na época do Dia de Finados os seus entes falecidos visitam os parentes que estão vivos.

 

Dia de Finados na Espanha

Comemorado dia 1º de novembro
Na Espanha o Dia de Finados, ou melhor, “Dia de Todos Los Santos” é um dia antes que no Brasil. Este é um feriado Nacional para eles, as pessoas voltam para visitar seus parentes e seus entes falecidos em suas cidades natais, levam coroa de flores até o cemiterio, limpam os túmulos e levam um doce especial que eles chamam de “Hueso de Santos”, para o português, osso dos santos.

Este “doce” é feito de Marzipã, uma calda parecida com mel chamada de “Syrup” e ovos. Este doce é comido como uma sobremesa na data dos finados. Eles comemoram a data usando roupas coloridas e vibrantes e fazem grandes festas em homenagem clima festivo do Dia de Finados.